sexta-feira, 15 de junho de 2007

10 - Top Gun - Ases Indomáveis

Original: Top Gun

Lançamento: 16/05/1986

Atores: Tom Cruise
Val Kilmer
Kelly McGillis

Diretor: Tony Scott




Confesso que não é um dos meus prediletos, mas temos que reconhecer que foi um filme que marcou a Sessão da Tarde e se tornou uma referência dos anos 80. Aposto que muitas mulheres, meninas naquela época, viram pela primeira vez o gatinho Tom Cruise neste filme (a parte do “gatinho” quem escreveu foi minha irmã). Além disso, quem nunca dançou numa festinha americana (odiava aquelas meninas que sempre levavam Fandangos presunto) ao som de “Take my breath away”(geralmente de uma fita cassete de trilha de novela).
Veja o trailer da época (época em que RPM era maneiro, eca!)



O filme não tem uma grande história, o piloto Pete "Maverick" entra para a Academia Aérea da Marinha americana e, para variar, entra em conflito com um outro piloto, Tom "Iceman", e ficam os dois disputando quem é o melhor (muito original). Depois ele começa a dar uns amassos na sua instrutora de astrofísica, a gatinha Charlotte Blackwood (agora fui eu que escrevi “gatinha”). No fim, ele é o melhor piloto e acaba namorando com a instrutora (e eles viveram felizes para sempre...).

Muitas pessoas, incluindo Quentin Tarantino, acham que o filme é “homoerotic”, ou seja, meio gay. Mas não sei de onde tiraram essa idéia, só porque são um monte de pilotos da marinha juntos num quartel, estudando juntos, correndo juntos, suando juntos, tomando banho juntos, dormindo juntos…(certo, entendi de onde veio essa idéia). Bem, cada um com sua teoria.

Veja abaixo uma das cenas que “ajudam” a confirmar esta teoria (detalhe para a música “playing with the boys”, com sentido duplo é claro).



Cena Inesquecível: A cena que Tom Cruise começa a cantar e declarar o seu amor para a instrutora no meio do bar, e todos os outros pilotos começam a cantar junto com ele (na verdade a cena nem é tão maneira e nem tão inesquecível assim, mas...).

Curiosidade: Anthony Edwards, Michael Ironside e Rick Rossovich, todos integrantes do elenco de Top Gun, posteriormente trabalharam juntos na 1ª temporada da série de TV "Plantão Médico".Mudando de assunto:

Filmes com drogas: Cassino, Kids e Todo mundo em Pânico.

7 comentários:

Juniorpzao disse...

krak mto loko............

kra fazia tempo q naum via um blog taum legal........
espero ver + filmes dus anos 80.....
apesar d ter crescido nus anos 90 eu vi todos esses filmes varias vezes.......

ai, posta kurtindu a vida a doidadu ai......
e libera koments pra qn naum tem blogger, tive q ressussitar u meu pra komentar aki......

Marcelo Holanda disse...

Valeu Junitor,

esse é o motivo do blog, divertir e fazer as pessoas lembrarem de seus momentos nostálgicos da infância.

Como você disse, sou dos anos 80 e nem sabia que os comentários estavam restritos, mas já mudei.

Aqui ainda vai rolar muitos filmes, e com certeza vai ter Curindo a Vida a Doidado, mas estou segurando para um momento especial (q gay)....hehehe

Abs e divulgue!!!

Anônimo disse...

Veho,nosso blog é bem parecido mesmo... gostei muito das postagens... tb sou fã de filmes dos anos 80.

Bota um link ai pro meu blog q boto em no meu tb, ai agente se ajuda...

abraço...

cineblogmais.blogspot.com

Blogger da Beth disse...

Oi, Assisti a esse filme no cinema e quando tocava a música no rádio aumentava o volume era a minha música! Bjs, Beth!

Matheus Caetano disse...

aaaaaaah para, você meio que detonou o filme... Acho ele super foda... Um dos meus preferidos dos anos 80. Mas gosto não se discute ahsoihsoaihsiah

Lgee disse...

Mto bom a lista de films mas kd a parodia de top gun? Eu adorava o top gang com o Charles Shen...

mala direta disse...

Muito bom!