terça-feira, 22 de maio de 2007

05 - Os Caça-Fantasmas I

Original: Ghostbusters

Lançamento: 21/12/1984

Atores: Bill Murray
Dan Aykroyd
Sigourney Weaver
Rick Moranis

Diretor: Ivan Reitman




“Who you´re gonna call? Ghostbusters”. Quem não adorava essa música? Clássica. Esse filme se tornou uma “febre” rendendo bonecos, revistinhas, desenhos animados e roupas. Tive até uma camisa dos Caça-Fantasmas da Mesbla (é, sou da época da Mesbla) que brilhava no escuro (brega, mas eu só tinha 7 anos, me dá um desconto!). Além disso, quem nunca brincou em ser caça-fantasmas, jogando caixa de sapato como armadilha e usando cabo de vassoura como arma de prótons (será que com nêutrons não funcionava?).

Esse filme me revelou um ator que aprendi a adorar, Bill Murray. Sempre muito cínico e cara de pau, fez outros clássicos como Almôndegas, Nosso Querido Bob e Feitiço do Tempo (“Phil?Phil?”... hehehe piada interna do filme). Mas Caça-Fantasmas também me rendeu um trauma (que só com muita análise pra curar), foi devido a cena inicial da “velhinha” na biblioteca que virava um fantasma monstro. Como tinha medo daquela fdp voando em cima da gente (ainda tenho pesadelos com isso).

A história é simples: os desempregados e doutores Peter Venkman, o canastrão, Raymond Stantz (Ray), o inventor, e Egon Spengler, o nerd (garanhão, deu uns pegas na secretária), resolvem abrir os Caça-Fantasmas pra descolar uma graninha com os fantasmas de Nova York. Sigourney Weaver faz a possuída Zuul, enquanto Rick Moranis (não sei por que esse cara não deu certo?) fez o atrapalhado vizinho Louis Tully (“Você é o guardião?”). E não podemos esquecer do Geléia que fez um duelo “faroeste” com o Peter Venkamn de matar de rir.

Cena Inesquecível: A cena onde Gozer (aquela mulher no final com cabelinho de macho) diz que a punição para os Caça-Fantasmas seria na forma do primeiro pensamento de um deles. Então ela diz “A escolha foi feita”, e todos ficam perguntando quem tinha pensado em algo e se viram para o Ray, encolhido com a cabeça baixa e diz “eu pensei numa coisa da minha infância, não pude resistir”. E eis que surge o Monstro de Marshmallow (Mr. Stay Puft no original). Muito bom!!!


Ah! E quase me esqueci, depois entrou nos Caça-Fantasmas o Winston (não sei pra que?Acho que é só pra dizer que os Caça-Fantasmas não eram preconceituosos).

Curiosidade: O diretor, Ivan Reitman, fez as vozes de Zuul e do Geléia.

Mudando de assunto:

Filmes com tanques: Platoon, Resgate do soldado Ryan e Minha mulher é o diabo.

2 comentários:

Unknown disse...

Aonde eu baixo filmes do caça fantasma?

Anônimo disse...

queria muito rever esse filme super fantastico, passei queria muito revelo