sábado, 6 de setembro de 2008

50 - Quero Ser Grande

Nossa!! Quanto tempo não faço uma postagem. E essa é especial: 50 filmes! Na verdade ando muito ocupado, mas como vi tantos comentários e elogios ao blog, tive que arrumar um tempinho para continuar postando. Não sei de quanto em quanto tempo, mas farei o possível. Bom, como filme nº 50, escolhi um dos meus preferidos. Uma comédia muito engraçada e que retrata como nós fomos abençoados por viver numa época mais bem humorada e mais calma, sem tanta correria, apenas a velha e boa Sessão da Tarde. Divirtam-se.


Original: Big

Lançamento: 03/06/1988

Atores: Tom Hanks
Elizabeth Perkins

Diretor: Penny Marshall




“Eu quero ser grande”, esse era o sonho de toda criança, só para dirigir, pegar garotas encher a cara (não necessariamente nesta ordem). Hoje em dia eu que quero ser pequeno: estudar só de manhã, cochilar depois do almoço e vê muita Sessão da Tarde (nossa!!! Como era estressante o meu dia). Mas digam a verdade, quem não tinha medo daquele robô-boneco que concedia desejos? Ficava aquela cabeça toda séria abrindo e fechando a boca, com os olhos vermelhos... medo! (sai capeta).

Veja o trailer da época (época que se usava disquete no computador, aqueles grandões com um furo no meio).



Grandes cenas marcam o filme, como na hora que ele acorda e descobre que tá grande e dá aquela manjada para vê se o seu “equipamento” aumentou (hehe... homens, sempre preocupados com o tamanho. Não, eu não media com uma régua...). O melhor de tudo é que o moleque arruma o melhor emprego do mundo: analisar brinquedos (e eu fazendo faculdade, pós, MBA, entrevistas...). Será que existia uma carreira para Analista de Brinquedos Junior, Pleno e Sênior? (Devo ter faltado essa matéria na faculdade). Abaixo a cena onde o Josh canta uma musiquinha horrível para mostrar ao amigo, que é ele mais velho (detalhe gay: que dancinha era aquela com os bracinhos esticados?Ui que linda!).



Mais uma vez Tom Hanks destrói em sua atuação, que marcou a sua virada como ator sendo inclusive indicado ao Oscar de melhor ator e também ganhando o Globo de Ouro. Depois dessa atuação, Hollywood abriu os olhos para ele e daí pra frente ele colecionou Oscas. Elizabeth Perkins faz o papel da papa-anjo, depois disso só fez filmecos como a Wilma em Os Flintstones (eita, coitado do Hanna e Barbera ). Jon Lovitz, que não era conhecido na época, fez um pequeno papel como colega de trabalho do Hanks. Abaixo a cena picante onde o Josh fica por cima da “pedófila” (detalhe para a saia que ela usa... putz parece aquelas menininhas de 4 anos que querem ser bailarinas... que brega... e não culpem os anos 80).



A história é sobre um garoto que só toma esporro e toma toco da mulherada que resolve fazer um pedido para ficar grande. E consegue (dã... senão não tinha filme). Ele arruma um emprego numa empresa de brinquedos (hehe... aquele robô-prédio é muito escroto... hehe), perde a virgindade (também, a mulher só faltou estuprar o menino). Depois ele encontra o brinquedo assustador e volta a ser um menino normal: dorminhoco, tarado e espinhento.

Cena Inesquecível: Cena clássica do piano no chão que marcou o cinema e fez muitos moleques voltarem com aquela modinha de tocar teclado eletrônico. Não sei se os atores realmente tocaram, mas que ficou irado, ficou.

Veja os sapateadores musicais (detalhe que o Tom Hanks perde a linha já no começo deslizando de joelhos na frente do chefe... hehe):



Curiosidade: Para que Tom Hanks tivesse a exata noção de como deveria se comportar um garoto de 12 anos na pele de um adulto, a diretora Penny Marshall inicialmente gravou todas as cenas de Hanks com o ator David Moscow, que interpreta Josh aos 12 anos, em seu lugar. Com isso, Hanks procurou apenas copiar o modo de agir de Moscow (que moleza... é quase um playback atuando, assim até eu ganho uma indicação ao Oscar... hehehe)

Mudando de assunto:

Filmes com moeda:
Batman - o cavaleiro das trevas, Onde os bons na tem vez e Os Goonies.

14 comentários:

Anônimo disse...

Vc está certo sobre que está escrito nas primeiras frases.
Bom filme, mas aquela musiquinha do Dadoninho é chata demais...

Malu disse...

Oi Marcelo, indiquei você para um meme e um selo. Dê uma passada no meu blog para pegá-los.
Sobre esse filme, preciso alugar, porque só vi um trechinho. especialmente essa cena do teclado no chão. Demais!

Bjs

Marcio Melo disse...

"Hoje em dia eu que quero ser pequeno: estudar só de manhã, cochilar depois do almoço e vê muita Sessão da Tarde"

Disse tudo meu velho!

pvieira91 disse...

Boas,

Passem por http://ptcv-movies.blogspot.com

Somos um projecto ainda estamos em iniciação.

Aceitam parceria??
Precisamos de criticos!!

Cumprimentos

Thiago disse...

tenho o dvd desse filme, é show!!!

Anônimo disse...

Oi gostaria muito de saber o nome de um filme que passou muito na sessão da tarde, onde um garoto sequestrava o Elvis (já em fim de carreira) para dar de presente para a mãe em seu aniversario.

Taynar disse...

Ahhh, eu amava esse filme!!!!
Quando era criança ficava desejando encontrar esse diabo desse Zoltar (Não era esse o nome?), e desejar ser grande tbm.
Mas ter o mesmo emprego do Hanks, e morar numa casa igual a dele.
A máquina de refrigerante, que liberava as latinhas quando se jogava a roupa era ótima!

Realmente, não se fazem mais filmes como antigamente!

Beijos, moço

Ale disse...

Oi Marcelo!!! Seu blogge é muito bom mesmo, me fez voltar aos ans 80. Tem um filme que falta e que passava muito( O Cadillac Azul)(Coupe de Ville, EUA, 1990)
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 99 min.


Forte abraço a parabéns pelo Blogge

Anônimo disse...

Sem comentários!!!!
Um dos melhores blogs que eu já li na minha vida!!!!
Virei fã de carteirinha e já estou te add. no meu blog!!!!
Amo a década de 80 e com certeza amo os filmes.
Vou vir visitá-lo sempre.
Até

Gui disse...

E ai cara, ótimo blog, sou fã dos clássicos da seção da tarde.

aqui vão sugestões para os próximos posts:
-batteries not included
-the last starfighter
-massacre no bairro japonês
-aventureiros do bairro proibido
-the last dragon (quem é o mestre LeRoy???)

Anônimo disse...

http://comentandosa.blogspot.com/

É novo.
É História, Direito e Cinema, juntos.

Anônimo disse...

Aff!! Meu sonho era ser grande também!!! E todas as vezes que eu assistia pulava do sofá pra fazer aquela cenazinha do piano hehehe

Meu post de hj foi sobre filmes da Sessão da Tarde, depois fiquei pesquisando outros filmes na net e cai aqui no teu blog! Adorei!! Editei meu post só pra linkar o teu, espero que não se incomode.

wholesale disse...

China wholesale from the largest wholesale market in Yiwu China.

José Ferreira Neto disse...

Acabei de rever o filme! 11 anos da sua senha! O filme ainda é sensacional.