terça-feira, 11 de setembro de 2007

28 - Caçadores de Emoção

Original: Point Break

Lançamento: 12/07/1991

Atores: Patrick Swayze
Keanu Reeves

Diretor: Kathryn Bigelow





Para ler este post vai ter que ter fôlego. Acho que esse filme foi o primeiro a mostrar esportes radicais, naquela época o skate estava começando a ser moda (nossa, tomava cada estabaco... haja mercúrio cromo... ai). Época de hang loose (nossa, como tô velho). Lá no meu prédio tinha uns bancos e sempre tinha um retardado que vinha de skate e falava “Vou pular o banco, moleza”. 5 minutos depois, joelho ralado e um sorriso com um dente a menos (esse geralmente fazia a 8º série umas 4 vezes). Esse filme dava vontade de pegar um saco, para ser o pára-quedas, e pular pela janela (sempre fazia isso... hehe... crianças não tentem fazer isso em casa). Chega de xurumelas e vamos ao filme.

Veja o trailer da época (época em que o meu pai era cliente do banco Chase).



Esse filme é realmente irado. As cenas dos assaltos são muito boas, não sabia que os ex-presidentes Nixon e Regan eram assaltantes de bancos (). Acho maneiro também a maneira que o parceiro do Johnny Utah desconfia que eles são surfistas: pela bunda (calma, ele não era boiola). É que um dos ladrões dá um bunda-lelê (clássico), mostrando as marcas de bronzeado. A batida policial na casa dos traficas também é muito boa (depois vejam abaixo CURIOSIDADE). Abaixo, a cena de uma festinha na praia que acaba em um surf noturno, muito maneiro.



As atuações dos dois “inimigos” são muito boas. Tanto Keanu Reeves como Patrick Swayze estão muito bem como mocinho e vilão (nossa, meu avô que falava assim). Este filme praticamente revelou Keanu Reeves, principalmente para os filmes de ação como Velocidade Máxima, Advogado do Diabo e Matrix (particularmente acho esse último muito foda!). Por outro lado, Patrick Swayze depois deste filme só fez filmes bundas (sem direito a bunda-lelê) como: Para Wong Foo, (onde fazia um taveco com o Wesley Snipes, bizarro) e Dirty Dancing - Noites de Havana (o primeiro Dirty Dancing já foi meio bosta, esse é totalmente). Outra coisa, é impressão minha ou o parceiro do Keanu, o ator Gary Busey (quem?), tem a voz igual ao do Nick Nolte? (além de parecer um pouco ele).

A história é sobre um agente do FBI, Johnny Utah, que se infiltra no mundo do surf para tentar encontrar um grupo de assaltantes de bancos (teoria do seu parceiro que se amarra em um cofrinho). Então ele começa a se enturmar com o bando dos assaltantes, sem saber. No fim, o agente fica com uma crise (terapeuta nele) entre pegar o “amigo” ou deixar ele surfar a sua onda gigante dos sonhos (pra mim era um tsunami e ele se fudeu no final). Abaixo tem a cena de perseguição ao Regan (é... vocês acham que vida de ex-presidente é moleza?), onde o agente Utah fica com dó (esse termo quem falava era vovó) na consciência e não atira no amiguinho (detalhe que o bandido joga um cachorro (!!!) no policial... haha).


Cena Inesquecível: Cena muito boa e linda de se ver (que gay), é a cena em que eles pulam de pára-quedas. Muito bem filmada e a música de fundo acompanha a paisagem irada (dá até vontade de ir pular... tá bom, confesso que tenho medo até de escorrega de parquinho... já viu a altura daquilo?). O vídeo é grandinho, mas vale a pena.

Veja a cena do vôo (detalhe para um deles que já pula de pé de pato):


Curiosidade: Na cena onde os policiais invadem a casa dos traficas, tem um idiota que fica atrás da porta e dá um tiro no próprio pé. Esse idiota é nada menos que o Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot.

Mudando de assunto:

Filmes com computadores:
Mensagem para você, A Senha: Swordfish e Matrix.

5 comentários:

Anônimo disse...

nao lembrava mais desse filme mas e mesmo muito bom.
o unico filme de surf que eu realmente gostei, o que vem depois disso e tudo besteira.
da ate vontade de aprender hehe.
Marcelo sempre relembrando minha infancia hsuahshausuahsua.

Marcelo Holanda disse...

Line, estamos aqui para isso... hehehe

Anônimo disse...

Crássico! Otro Crássico do Estilo é o Sãrf no avai!

Dicas Maromba disse...

Durante mt tempo sonhei em assaltar um banco com uma máscara de presidente!
Além do que, esse filme mostra a linha tênue que separa um policial disfarçado de um criminoso de verdade. Se não fosse por "Caçadores de emoção", o que seria de "Velozes e Furiosos" e quissá, "Os infiltrados"?!
Esse sim é um filme de respeito!

Me amarrei na ideia do blog. Filmes como esses me educaram a ser o homem que sou hoje! (com um grande ajuda de Roberto Bolaños...)

Quem sabe possamos trocar mais informações num futuro próximo.

Me faça uma visita tb!

grande abraço!

nightrider disse...

filmão!tenho ele em dvd!!