sexta-feira, 10 de agosto de 2007

23 - Tubarão I

Original: Jaws

Lançamento: 20/06/1975

Atores: Roy Scheider
Richard Dreyfuss

Diretor: Steven Spielberg






O assassino dos mares, predador implacável, mais temível que os bolinhos de bacalhau do buteco da esquina: Tubarão! Levante a mão quem ficou com medo de ir a praia depois de ver este filme (deixa eu ver... 1, 2, 12, 28, 32, 46...131 pessoas!! Nossa, só traumatidos). Tenho amigos que ficaram com medo até de entrar em cachoeira ou piscina de plástico (aquelas que você compra na Casa & Vídeo e enchem no quintal... pobre é foda... hehehe), outros se mijam quando escutam a música tema do filme (se eu fosse psicólogo estaria rico... só conheço maluco). Realmente aquela música, às vezes, perturbava mais que o tubarão. Você ficava tão aflito e paranóico que achava que o tubarão poderia surgir de qualquer lugar: de dentro do armário, atrás de um carro, disfarçado de vendedor de sorvete (com aqueles óculos com nariz falso, hehehe... desculpem, tô meio mongol hoje). Filmão!

Veja o trailer da época (época que carrão era Monza e Chevete).



Tem gente que acha o tubarão tosco e mau feito, mas duvido que essas pessoas fossem “machas” para ficar no mar se aparecesse um daqueles bonecos do tubarão (iam correr que nem umas gazelas). O melhor do filme é você ficar com medo sem ver o tubarão, como na cena inicial onde você só vê a mulher se afogando e sendo puxada para baixo (nessas horas tem sempre um amigo espertão que fala: “burrona, ela deveria ter ficado parada”, ele sempre tem uma solução pra tudo, malandrão). Aquela cena da galera correndo do mar é desesperadora (já falei que eu não ficava na frente da tv gritando: “vai, corre!! Sai daí! Idiota”). Abaixo tem a cena da galera saindo do mar num ataque falso (o melhor é o molequinho falando que o outro foi quem mandou ele fazer... hehehe... fdp)



Steven Spielberg, nem preciso apresentar, já é sócio do Sessão da Tarde. Mas na época, ele nem era tão conhecido, tanto que no trailer nem falam o nome dele (calma, não me xinguem porque vão ter que ver o trailer de novo). Mesmo assim o filme abocanhou 3 Oscars (também com o bocão do tubarão... desculpe de novo, vou me controlar nas piadas sem graça). Richard Dreyfuss interpreta o biólogo meio maluco, porque entra numa gaiolinha dentro do mar contra um tubarão de 10m (não tenho certeza do tamanho, vão ver Discovery Channel). Enquanto Roy Scheider, apesar do filme ser de suspense, tem uma das tiradas mais engraçadas do filme.
Vejam a cena abaixo (muito boa cara de espanto e a observação que ele faz... hehehe).



A história é simples, um tubarão branco aterroriza uma cidade americana (esse tubarão deve ser meio Mr. Magoo, pelo que sei tubarão branco vive no hemisfério sul), então o xerife da cidade chama um ictiologista (é... Sessão da Tarde também é cultura, ictiologista é um estudioso dos peixes. Vai dizer que você nunca quis ser um quando era criança?) e um caçador de tubarões para exterminar o peixinho (coitadinho, tão bonitinho). No fim, explodem o bichinho e os americanos voltam aos seus dias normais de tiroteios em escolas e pedofilia nas igrejas.
Cena Inesquecível: Umas das cenas finais em que o caçador de tubarões, Quint, vai escorregando (iupi!) para a boca do tubarão (ai!). Ele foi a última refeição do Tutu (quem manda ficar comendo seres humanos sujos e cheios de gordura trans).

Veja a cena do escorrega da morte:



Curiosidade: Tubarão ganhou 3 Oscars: Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição Esta foto abaixo é do Spielberg, tirada na boca do tubarão mecânico (que cara de nerd e olha que físico! Malha na academia Só Ossos... última piada ruim do post).

Mudando de assunto:

Filmes com Hitler:
A queda, Indiana Jones e a Última Cruzada e Primavera para Hitler.

2 comentários:

Anônimo disse...

Velho, esse é mesmo um classico... Add seu banner no meu site(cineblogmais.blogspot.com), depois bota o meu ai... abraço amigo...

cineblogmais.blogspot.com

nightrider disse...

este foi o filme que eu mais esperei passar na tv quando era criança!!!tubarão branco tem em quase todo o oceano e chega a 6,7 metros...o do filme:11 metros!!!procura na net"carcharodon megalodon"...é o do filme!