quinta-feira, 13 de setembro de 2007

29 - As Grandes Férias

Original: The Great outdoors

Lançamento: 17/06/1988

Atores: John Candy
Dan Aykroyd

Diretor: Howard Deutch





“Eu quero uma casa no campo, onde eu possa atirar nas bundas dos ursos”. Não é assim a música? (jurava que era). Bem, depois desse divertido filme poderia ser. Não sei se alguém lembra desse clássico, mas quem é fã de John Candy lembra (eu sou fã, tenho até um pedaço de coxinha que ele comeu há 10 anos atrás, guardo até hoje... eca). Queria ir a uma casa nas montanhas americanas, sempre tem lagos quentinhos, bichinhos fofinhos, meninas gatinhas... Engraçado que quando vou para serra, aqui no Rio, geralmente a água é gelada, só tem mosquito sanguessuga e as meninas são mocréias de dá dó (acho que nos EUA, tudo é diferente e perfeito... ou não). Vamos ao filme!

Veja dois trailers da época (época que Ugly Kid Joe fazia sucesso, eita!).


Cenas engraçadas não faltam. Acho muito boa a cena que o Candy e Dan Aykroyd vão matar um morcego dentro da casa, se equipam todo com cesta de lixo, remo, capacete, vassoura... e quase destroem a casa inteira (já vi muito marmanjo fazendo o mesmo pra matar barata, aviso que não me incluo neste grupo). Outra cena clássica é o Candy andando de esqui aquático, ele pede pra diminuir, mas o Dan Aykroyd acha que é pra acelerar (até que ele mandou bem pra um gordinho, hehe). Também não posso esquecer os guaxinins que conversam entre si (nunca tive aula de guaxinês no colégio) e viviam invadindo a casa pra fuçar o lixo. Abaixo, a cena clássica do Old ‘96er, o bifão que o Candy tem que comer pra não pagar a conta (hehe, muito bom a cara de desespero quando ele descobre que tem que comer a gordura).



Finalmente, um filme com o canadense (vai dizer que você não sabia? que triste, hehe) John Candy como principal (veja Splash e Férias Frustradas), e deve ser uma das melhores performances dele. Junto com Dan Aykroyd, muito bem como o primo falso-rico, eles são a graça do filme. Sem eles não seriam grandes férias (nossa que sem graça essa, desculpem). Não posso deixar de lembrar do urso que estava muito bem no papel de urso (essa foi um pouquinho melhor, não?).

Tudo começa com o Candy alugando uma casa nas montanhas para descansar, até que um primo mala aparece na aba e fica de penetra. Dali pra frente o primo só coloca ele em furadas, já comentadas anteriormente (se esqueceram, voltem e leiam com atenção). O melhor é que Candy conta uma história de um urso (ursinho, com uns 3 metros, fraquinho) que levou um tiro dele e ficou careca. E não é que o safado volta no fim do filme (que coincidência? muito estranho).

Cena Inesquecível: A cena da volta do urso careca e o tiro certeiro no... bem, vejam o vídeo.



Curiosidade: Na música, com um título lindo, shit on you do Eminem (eca!), ele diz que matou John Candy (que babaquice, mas fazer o que, tem gente que gosta). Abaixo a letra traduzida deste “poema” estadunidense.

“E todas as mulheres não são nada.
Só servem pra cozinhar, limpar, e chupar rola e é só!
Eu fui responsável por ter matado John Candy.
To pouco me lixand por quem você é.
Eu cagarei em todo mundo.”

Mudando de assunto:

Filmes com aviões:
Fahrenheit 9/11, Con Air - A Rota da Fuga e Apertem o cinto... o piloto sumiu.

8 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, parabéns por este belo trabalho de resgate. Na minha infância era fãzaço da Sessão da Tarde. Não perdia uma. Chegava em casa da escola, almoçava, aproveitava o Vale a Pena Ver Denovo para já fazer o tema de casa e depois, a tarde era livre para assistir à Sessão da Tarde e depois sair pra jogar bola ou brincar. Bons tempos, quando a vida era só festa!

Por falar em comprar DVDs, você os compra onde, costumeiramente?

Marcelo Holanda disse...

Normalmente na Americanas, compro logo um monte na promoção. Já pensei no Mercado Livre, mas nunca tive muita coragem... sou medroso... hehehe

Vlw pelo comentário, velhos tempos q não voltam mais.... snif

Anônimo disse...

Marcelo Holanda, estive na LÚCIA FREITAS e vim dar uma olhada aqui. Também gosto de cinema. Sou veteranissimo, e de vez em quando, no meu blog, falo um pouco de artistas antigos.

Sensacional o seu blog. Vou linká-lo. Quando quiser dê uma olhada no meu
http://www.maisoumenos nostalgia.blogspot.com/, e espero que goste.

Compro muitos DVD´s mas não compulsivamente. Gosto dos clássicos, mesmo os de aventuras tipo Flash Gordon, John Wayne, Esther Williams e aquela turma da antigona...
Valeu, meu parabéns, Marcelo.
Grande abraço
Adelino

Davi disse...

Parabéns pelo blog Marcelo.
Conheci hoje, e pelo que parece vou ser um frequentador assíduo.
Visitei a parte dos arquivos e achei legal a iniciativa do desafio da música. Se eu tivesse visto (ouvido) a tempo acertaria com certeza, apesar de preferir a continuação do filme - Férias Frustadas 2 (ou Loucas Aventuras de Uma Família Americana na Europa). Eu tinha gravado em fita VHS sem comerciais!!! hehehe, mas hj essa fita deve estar perdida e mofada.

Gostaria de deixar uma sugestão de filme (além desse que já disse). É o Férias do Barulho, com o Johnny Deep.

Acho que, na sessão comédia, esses dois filmes + Curtindo a Vida Adoidado fizeram minha infância.

Sucesso com o blog, conte com minha ajuda!

Abraços!
Davi Lage
Fortaleza-CE

Marcelo disse...

adoravaaaa esse filme! pena que john candy morreu tão cedo!

Anônimo disse...

Marcelo, este é o meu primeiro comentário aqui.
Adorei o blog.. afinal, quem viveu a infância nos anos 80 conhece muito bem o que era assisitr os filmes na Sessão da Tarde.
Sobre este post tenho 2 coisas para comentar:

1. Numa das cenas, quando o personagem do Dan Akroid vai embora, debaixo de muita chuva, pelo parabrisas do carro dá pra ver que o céu estava azulzinho, sem nenhuma nuvem... eheheheh

2. Para mim, sem dúvidas, o melhor filme com John Candy "Aluga-se para o verão" (Summer rental). Para não fuigr tanto da idéia, desta vez a casa é alugada numa praia... uma das cenas mais legais é da regata, onde ele ganha usando as calças como vela. Muito bom!!!

Parabéns!!! Já está no menu Favoritos.

osvaldo999 disse...

ADQUIRIR O FILME
SUMMER RENTAL - Dublado (VHS)

favor entrar em contato
osvaldo@stz.flash.tv.br

Anônimo disse...

Também sou um "video-addicted" amigo e parabenizo-o pelo Blog.
Se quiser conhecer meu acervo de MEMÓRIA DA TV E DO CINEMA (RESGATE E PRESERVAÇÃO) VISITE:
http://memoriatvcinema.net46.net