quarta-feira, 4 de julho de 2007

14 - Curtindo a Vida Adoidado

É galera, chegou o dia inevitável (tô até com medo de postar...),
o dia de falar sobre o maior filme e ícone (com fãs piores que os de Star Wars) da Sessão da Tarde: Curtindo a vida adoidado.


Original: Ferris Bueller's Day Off

Lançamento: 11/06/1986

Atores: Matthew Broderick
Alan Ruck

Diretor: John Hughes





O que posso falar deste filme? Bom, ótimo, brilhante, fodão...(nem sei). Resume o que é ser adolescente: amigos, mulheres, Ferrari e odiar a escola (não necessariamente nesta ordem). É um sonho de milhares de jovens sendo realizado, já vi pessoas torcendo e gritando com a televisão (mesmo depois de terem visto o filme 10 vezes): “Vai Ferris, mais rápido com a Ferrari”, “Cuidado! Lá vem o diretor” e “Sua irmã vai descobrir tudo, corre!” (digo logo que não fui eu). Só ótimas lembranças.

Veja o trailer da época (época em que Enduro bombava no Atari). Desculpa galera, mas não encontrei o oficial. (se alguém achar, passa o link).



Já é o segundo post seguido do diretor John Hughes, “O Cara” dos anos 80, por isso nem vou perder tempo com ele (não sou puxa-saco, não). A grande revelação, que chegou a ser indicado ao Globo de Ouro, foi mesmo o Matthew Broderick (acho que foi o único filme descente dele). Ele está muito bem no papel, conversando com o espectador com a maior naturalidade (já falei que eu não respondia ele), ótima atuação.

Grandes cenas não faltam neste filme. Já começa com aquele mecanismo que o Ferris inventa para fingir que tá dormindo. Todo adolescente imagina um meio de fingir que tá doente pra não ir à aula. Mas a do Ferris é brilhante, com direito a ronco no teclado (naquela época era moda ter teclado, coitado dos ouvidos dos pais). Outra boa cena é a da Ferrari voando e caindo no meio do mato, eu não sabia se ria ou chorava do Cameron (amigo do Ferris, que passa o filme todo segurando vela).

A história é sobre um adolescente no último ano do colégio que decide matar aula e curtir o dia (e põe curtir nisso). Então, ele finge que tá doente, pega sua namorada, o melhor amigo e uma Ferrari (besteira, nem é um carro muito caro e raro), e sai pra zoar na cidade. Enquanto isso, o diretor do colégio (ele lembra o Skiner dos Simpsons) e a invejosa irmã (dedo-duro) tentam provar que o Ferris está fingindo a doença e matando aula. E termina com uma cena dramática da volta do Ferris pra casa (eu já falei que não ficava torcendo na frente da tv).

Veja a cena da “volta pra casa de Ferris”:



Cena Inesquecível: Calma, galera. Antes de mandarem mensagens ameaçando a minha vida, eu vou falar da cena da parada. Como em todos os sucessos dos anos 80, não poderia faltar uma musiquinha e que música! “Twist and shout” no meio da Avenida Central em Nova York (tá bom, agora confesso que cantava junto com o Ferris).

Veja a cena da parada “Beatles”:


Curiosidade: O ator Charlie Sheen, em início de carreira, faz o papel do garoto marginal na delegacia (nos créditos, aparece como “o garoto”), quando a irmã do Ferris é presa. E ainda dá um beijinho nela (bad boys sempre serão pegadores).

Mudando de assunto:

Filmes com deserto:
Soldado anônimo, Mad Max III e Star Wars- Nova esperança

12 comentários:

Anônimo disse...

kara amei o blog otima ideia
eu tbm passei a infancia vendo esses filmes
ai vao algumas dicas
a ilha da garganta cortada
corra q a policia vem ai
o pai da noiva
ah qnd eu lembrar d mais eu falo mas vc ja falou dos melhores

Cris disse...

Olá!!!
Vim retribuir a visita!!! E já passei um tempão aqui... Só esse clipe da parada valeu o meu dia!!!
Beijos

Rafael Mauricio Menshhein disse...

Boa noite.

Muito obrigado pela visita e pelo recado, ambos são grandes incentivos para que eu possa melhorar o conteúdo e tentar esclarecer o que é marketing para as pessoas.
Gostei muito do seu blog, é realmente fantástico e agora tenho o prazer de conhecê-lo.
Tenho interesse em saber se você quer formar uma parceria com meu blog.

Tenha uma ótima quinta, muito sucesso e continue com este trabalho maravilhoso.

Anônimo disse...

Esse blog é otimo!
Cheguei aqui via chongas.
Não sou tão velha assim, só tenho vinte e um anos, era bb na data de lançamento de certos filmes aí citados e em outros nem tinha nascido. Mas graças as maravilhas da sessão da tarde assisti a muitos filmes aqui relatados.
Só tenho um trauma em relação ao filme curtindo a vida a doidado(já que vc fala tanto em traumas):Nunca consegui assistir o filme inteiro. ele sempre passava em vespera de prova ou algo assim. Mas o pior mesmo foi no dia que eu reservei a tarde exclusivamente pra assistir ao filme e faltou energia na parte 2 e só voltou na parte final. tsc tsc, foi realmente traumatizante.
Parabéns pelo blog!
Atualiza sempre, pq eu sempre estarei por aqui.

Rafael Mauricio Menshhein disse...

Bom dia.

Muito obrigado por adicionar meu banner aqui, já fiz o mesmo com o seu.

Tenha uma excelente quinta e muito sucesso com seu blog.

railer disse...

fala marcelo, claro que este filme não podia faltar, né... save ferris!

cara, se conseguir, faz um post com:
- 'os aventureiros do bairro proibido', que o kurt russel tinha que salvar a namorada japonesa de olho verde. tinha até a kim cattrall que faz a samantha do sex and the city...
- 'a lenda de billie jean', da mulher que pra cobrar a lambreta do irmão acaba tendo que fugir depois de o irmão dar um tiro sem querer no cara da loja. é com a irmão do christian slater (e com ele, claro).
- 'a lenda', com tom cruise e mia sara, e unicórnios, demônios e uma viagem maneira
- 'a caravana da coragem'... como eu tinha medo daquele monstro horroroso... era maneiro o urso falando 'nave estrelar...caiu!'

tá bom, né. depois eu peço mais... hehehe abraços!

Anônimo disse...

Tá vendo? Esse filme eu vi no Supercine ainda... pô... dava uma vontade de ser o Ferrys... mas naquela época eu estava mais para Cameron... acho que todos os adolescentes acabam entre esses dois extremos mesmo... muito bacana o seu blog! Boa idéia...

Anônimo disse...

Oi
Tenho todos esses filmes citados ( e centenas de outros filmes dos anos 80 em dvd, muitos dublados e muitos legendados)que passavam na Sessão da Tarde, Cinema em Casa, Sessão das Dez, etc.
Se alguém quiser adquiri-los, me envie um e-mail e passo minha lista de filmes.Meu e-mail é:
washingtonalencar@gmail.com
Obrigado

Júlio Boll disse...

Caraaa! Adorei o blog, amo cinema e nunca tive essa idéia de falar sobre os clássicos!
Curtindo a Vida Adoidado dispensa comentários. Sempre faço questão de rever na Sessão da Tarde e acabo rindo nas mesmas partes. Demais!

Anônimo disse...

É engraçado como apesar de ter o DVD, se esse filme passar na sessão da tarde da aquela vontade irresistível de vê-lo. É o filme que representa toda geração 80, sem dúvida. Só uma correção: a cena da parada assim como todo o filme é ambientado na cidade de Chicago. Um abraço!!!

geraldo veras disse...

Nao sei se foi d proposito, mais tem no post ai q ferris canta na av central d NY, quando na realidade o filme se passa em Chicago.

Anônimo disse...

Esse filme é tudo que eu queria fazer quando estudava e não fiz!!!